terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Representação Feminina dos Sete Pecados Capitais

Muitas pessoas tem duvida quanto aos pecados capitais,sabemos que são 7,mais muitos não sabem seus nomes e nem seus significados.

Luxúria
A luxúria é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material. É a deturpação da sensualidade. A luxúria leva ao culto dos prazeres do corpo, situação percebida através da ditadura da estética e no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes, sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.

Preguiça
A preguiça pode ser interpretada também como aversão ao trabalho, negligência, indolência, morosidade, lentidão, pachorra, moleza, dentre outros. O preguiçoso, conforme o senso comum, é aquele indivíduo avesso a atividades que mobilizem esforço físico ou mental. De modo que lhe é conveniente direcionar a sua vida a fins que não envolvam maiores esforços. É o estado de menosprezo à vida. Atitude de indolência que faz com que as pessoas usem da astúcia para desqualificar os fatos e desprezar suas conseqüências. O preguiçoso tudo procrastina, fortalecendo, assim, a cultura da "arte de preservar o ontem".

Avareza
É o medo de perder algo que possui. Uma pessoa avarenta tem dificuldade de abrir mão do que tem mesmo que receba algo em troca, tem cuidado com seus pertences como uma pessoa egoísta. Prefere abrir mão do que tem menos valor e preservar o que é mais valioso. Acha que perder algo pode ser um desastre. É o apego excessivo. Ocorre por uma noção errônea da realidade ao enxergar a vida sob a lógica da escassez. O medo de perder torna o avaro retentivo e faz dele prisioneiro das suas próprias convicções, pois, ao não abrir mão delas, não se permite vivenciar a abundância existente na "energia da troca".

Ira
Ira é um intenso sentimento de raiva, ódio, rancor, um conjunto de fortes emoções e vontade de agressão geralmente derivada de causas acumuladas ou traumas. Pode ser visto como uma cólera e um sentimento de vingança, ou seja, uma vontade frequentemente tida como incontrolável dirigida a uma ou mais pessoas por qualquer tipo de ofensa ou insulto. Normalmente surge do medo, contrariedade ou inconformidade com as situações apresentadas, gerando um desequilíbrio emocional que faz com que a reação aos fatos ocorra de forma desproporcional.

Gula
Gula é o desejo insaciável, além do necessário, por comida, bebida ou intoxicantes. Representa a voracidade e a compulsão de quem quer sempre mais. O "guloso" engole, mas não digeri. Busca constantemente novas sensações para suprir a carência e preencher a eterna sensação de vazio.

Vaidade
Vaidade é e será o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. Mostra com extravagância seus pontos positivos e esconde seus pontos negativos. A vaidade é mais utilizada hoje para estética, visual e aparência da própria pessoa. A imagem de uma pessoa vaidosa estará geralmente em frente a um espelho, a exemplo de Narciso. Uma pessoa vaidosa pode ser gananciosa, por querer obter algo valioso, mas é só para causar inveja nos outros. O que pelas lentes de alguns é asseio, ou glamour, ou fantasia, ou amor ao belo, ou elevação da auto-estima, pelas lentes de outros pode ser (parecer) vaidade.
A Vaidade (também chamada de Orgulho ou Soberba) é considerada o mais grave dos pecados capitais. É também as expectativas que as pessoas venham preencher as nossas necessidades. É sempre querer parecer alguma coisa , para ter uma resposta positiva dos outros.



Inveja
Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando um sentimento tão grande de egocentrismo que renegue as virtudes alheias, somente acentuando os defeitos. Não é necessariamente associada a um objeto: sua característica mais típica é a comparação desfavorável do status de uma pessoa em relação a outra. Pode ser percebida pelo desgosto com o sucesso do outro. Geralmente, o invejoso sofre o mal do auto-repúdio. A descrença de si mesmo gera um estado de aprisionamento nas próprias misérias.

Sem comentários: